APRENDENDO OUVIR A VOZ DE DEUS!
por Vilson Ferro Martins

Essas são as perguntas mais frequentes, entre os cristãos. Como posso ouvir a voz de Deus?

Muitos procuram seus pastores e dizem: Pastor eu creio que Deus falou comigo, como eu posso ter certeza?

Isso é algo muito importante na vida do cristão, precisamos ouvir a voz de Deus.
E reconhecer a voz de Deus, e sermos confiantes, na voz de Deus, na realidade existem varias maneiras que Deus fala com as pessoas hoje.

Vamos verificar através das Escrituras sobre o que Deus quer revelar:

Há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas sem significação.
Se, pois, eu não souber o sentido da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e o que fala será estrangeiro para mim.

É verdade existem muitas vozes no mundo hoje, até mesmo a sua própria voz, os cientistas nos dizem que nós falamos com nós mesmos, em pensamentos e imaginações, mas de 120 palavras por minuto, existem muitas vozes no mundo, existe a voz da televisão, dos filmes, vozes das pessoas, vozes dos pastores, vozes da mídia, das noticias, vozes dos demônios, todos os tipos de vozes no mundo hoje.

E muitas vezes é muito difícil para nós discernirmos a voz de Deus, então o ponto do ensino é para mostrar através das Escrituras varias maneiras diferentes que Deus se comunica com cada um de nós.

Em I Coríntios 14:33: "Porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz". Esse é um texto muito poderoso, porque na realidade muitas pessoas estão confusas, muitas igrejas estão confusas, o mundo esta confuso, muitos pastores estão confusos, isso é característica da era que estamos vivendo.

Nós hoje podemos absorver mais informações em um dia, do que o nossos avós poderiam ter absorvido em toda a vida deles.

Vamos analisar, temos acesso hoje para uma informação mundial, se acontece uma guerra no outro lado do globo ficamos sabendo imediatamente, se ocorre um terremoto ficamos sabendo, se existe uma descoberta cientifica ficamos sabendo, uma geração atrás, duas gerações atrás, essas mesmas coisas aconteciam, mas as pessoas não ficavam sabendo, eles não sabiam o que estava acontecendo na China, ele não ficavam sabendo de um terremoto na Ásia, mas hoje nós temos uma recepção de fora muito forte, poderosa em nossa vida, assim como a bíblia diz: muitas vozes, falando com você constantemente.

Em algum lugar no meio dessa confusão, de alguma forma em algum lugar no meio dessas vozes, encontramo-nos ouvindo a voz de Deus.

É muito confuso, mas, em nossos dias, em nossa geração é muito importante, é uma questão de vida ou morte, que ouçamos a voz do Senhor Deus.

Nosso futuro depende em ouvir a voz de Deus. Como podemos permanecer firmes e criar nossos filhos sem ouvir a voz de Deus?

Como podemos ser bem sucedido em qualquer coisa, sem ouvir a voz de Deus?

Como podemos exercer nosso ministério, sem ouvir a voz de Deus?

Como podemos conhecer nosso chamado, sem ouvir a voz de Deus?

Vamos analisar algo que pode parecer confuso, mas, a voz de Deus é sempre a voz de Deus!

A voz de Deus ou a comunicação de Deus pode vir de varias formas, não apenas como uma voz e se eu disser eu ouvi a voz de Deus, o que você acharia? Qual a imagem que você teria? você imagina que eu ouvi uma voz audível, talvez eu não tenha realmente ouvido uma voz, mas Deus comunicou comigo, a vontade Dele e o propósito Dele.

Em um aspecto era a voz de Deus, porque comunicou Sua Verdade para comigo, mas em outro aspecto, não era uma voz como nós entendemos ou esperamos.

Esse texto (1 Reis 19) é o testemunho de que o profeta Elias ficou muito desencorajado, ele estava correndo, fugindo, por causa da vida dele, ele se sentiu sozinho, ele se sentiu abandonado, e ele se escondeu em uma caverna para estar sozinho com Deus (I Reis 19: 11,12,13).

E Deus lhe disse: "Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?"

E se encontra Elias numa posição bem difícil, ele estava confuso, ele estava com medo, ele se sentiu abandonado, ele estava deprimido, muitas vezes nos encontramos assim, não é mesmo?

O que isso diz para cada um de nós, nesses dias?

Existiu um homem de Deus maior do que Elias no seu tempo? Eu não creio, ele era um profeta poderoso, ele mexeu em toda nação de Israel, mas ele foi submetido à depressão, ele se tornou desencorajado, ele se sentiu abandonado, então isso nos diz que ninguém esta isento dessas coisas, as mesmas pressões afetam todos nós. Deus disse para Elias sair da caverna, se dirigir ao topo da montanha, então a Bíblia diz que houve um vento muito forte, tão forte que quebrou as rochas as pedras em pedaços, o vento era tão forte que quebrou a montanha...

Você pode imaginar Elias ficando no meio de tudo aquilo e a Bíblia diz que Deus não estava no meio daquele vento, a bíblia diz que houve um terremoto e a bíblia diz que Deus não estava no meio do terremoto, e veio fogo, um grande fogo começou a queimar
mas, Deus não estava no fogo, então Deus veio, uma voz calma, uma voz calma, Deus falou com ele.

Então qual que é ponto principal?
Isso é o que vejo: Deus não esta em competição, Deus não esta competindo com o diabo, Deus não esta competindo com os terremotos, Deus não esta competindo com a confusão, Deus não compete com ninguém, então quando as coisas se tornaram calmas, depois de todo aquele barulho, Deus falou com ele... Assim, Deus pode falar conosco!

Deus vai falar contigo através deste ensino, de uma forma que te surpreenderá!

Eu creio que Elias esperava ouvir a voz de Deus, no vento, eu creio que esperava ouvir Deus naquele poder do terremoto, eu creio que ele esperava ouvir a Deus, no meio daquele fogo, mas Deus não se manifestou naquelas formas.

Muitas vezes Deus fala com cada um de nos, não da forma que esperamos, ele nunca fala conosco se tornarmos agitados, nervosos, se estamos lutando ou brigando, se ficarmos agitados poderemos ouvir muitas vozes, mas nenhuma delas será a voz de Deus.

Então temos que nos acalmar e ouvir a voz de Deus.

Deus esta falando com você hoje!  

Vamos verificar a luz das Escrituras - 9 maneiras diferentes que Deus pode se comunicar conosco.

1) - VOZ AUDÍVEL!

Deus o Pai falou com Jesus o filho, com uma voz audível, era uma voz perceptível; todo mundo ouviu a voz, eles não reconheceram a voz, alguns acharam que era trovão, eles ouviram, mas eles não reconheceram. Bem Jesus reconheceu, João Batista reconheceu, aqueles com ouvidos para ouvir reconheceram.

Mas o ponto é esse, Deus pode falar com uma voz audível, a bíblia diz que a voz de Deus é como o som de muitas águas, ouvir a voz de Deus audível não é uma das maneiras mais comuns, mas esta é uma das formas como Deus pode comunicar-se conosco e com você.

Talvez você vá ouvir a voz audível de Deus, mas lembre-se que essa não é a única maneira de ouvir a voz de Deus e nem a regra geral.

Nós criamos um problema, quando limitamos a Deus, para uma forma só, ou duas formas só. Somos especialistas em "tentar" limitar ao Senhor. Existe um problema em muitas igrejas, amamos as igrejas, amamos os pastores, isso não é uma critica destrutiva de maneira alguma, mas muitos tem criado um problema, porque eles limitaram - limitam a Deus.
É mais ou menos assim: “A menos que Ele faça desta maneira em particular", caso contrário não podemos aceitar. Precisamos remover as limitações, Deus pode falar com uma voz audível sim, caso, seja necessário. 

Vejamos em João 12:28:"Pai, glorifica o teu nome. Veio, então, do céu esta voz: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei".


2) - DIRETAMENTE ATRAVÉS DA VOZ DO ESPÍRITO SANTO!
Em Atos 8:29 a bíblia diz que o Espírito Santo falou com Filipe, esta é uma maneira muito comum, que o Espírito Santo fala com seu espírito, isso é difícil para descrever, nos estamos falando sobre coisas espirituais.

Como que a voz do Espírito Santo se parece? Como que a mesma soa em nossos ouvidos? Não dá para descrever, é impossível descrever uma voz, você pode reconhecer uma diferença de uma voz para outra, mas não podemos descrever como é a voz do Espírito, mas é uma forma comum como Deus se comunica com Seus filhos e filhas.

O Espírito Santo fala com nosso Espírito, não é uma palavra que vem à nossa mente, são palavras que vem ao nossos espírito, a nossa mente, à nossa cabeça, e nosso espírito está em nosso coração, então quando o Espírito Santo fala conosco, ele passa nossa mente, Ele fala com nosso espírito. Assim o Espírito falou com Felipe.  

Vejamos em Atos 8:29:"Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro".

3) - ATRAVÉS DE SONHOS!

Mateus 1:20 - Um anjo falou com José através de um sonho, Deus falou com José esposo de Maria, através de um sonho. Isso acontece muito nos dia de hoje, pessoas frequentemente relatam que Deus falou através de um sonho.

Vejamos: Mateus 1:20: "E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo".

Essa é uma maneira comum de Deus se comunicar conosco, mas, pode haver um sério problema, pois, muitos creem que todos os sonhos são de Deus, e eles sempre estão tentando discernir qual é o significado desse ou daquele sonho. Alguns sonhos vem apenas devido à agitação do dia, não são sonhos de Deus, então não devemos acatar todos os sonhos como se tal sonho viesse de Deus.

Porque se nos inclinarmos nessa direção, para fazer com que todo o sonho seja espiritual, então Deus provavelmente evitará esta forma de se comunicar com você, porque poderás tornar-te uma pessoa liderada por sonhos, e a bíblia diz que devemos ser guiados pelo Espírito Santo de Deus.

Um lado positivo: É bem possível e comum, Deus se comunicar conosco através de um sonho, isso é algo que devemos estar abertos, então a pergunta seria, como eu sei o que é de Deus e o que não é de Deus? Então continue neste estudo que no final iremos tirar as conclusões.

4) - USANDO UM PROFETA!

Atos 11: 27;28: Deus falou através de um profeta! isso acontece hoje, Deus pode falar conosco, através de um profeta. Assim, é a voz de um profeta, mas, também é a voz de Deus. Deus pode enviar um profeta e muitas vezes Ele faz isso para falar conosco a Sua Palavra ou alguma instrução do coração de Deus, que vem através do profeta.

Mas existe um perigo nisso: algumas pessoas acham que essa é a única forma que Deus pode falar, eles vão de igrejas a igrejas de reuniões em reuniões, de avivamento em avivamentos e ele estão sempre procurando um profeta e se eles encontram o profeta, eles atormentam aquele profeta para que o mesmo fale ou entregue uma "palavra". Há, portanto, o perigo de pessoas serem guiadas por profetas e, como a Palavra nos adverte devemos somente ser guiados pelo Espírito Santo, e quanto mais alguém se torna dependente de um profeta, mais perigoso isso se torna para tal pessoa.

Vejamos: Atos 11:28;29:"E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César".

5) - A BÍBLIA - A PALAVRA DE DEUS FALA CONOSCO!
A bíblia pode falar conosco. A bíblia é viva, e se tudo que vem a nós, se é um anjo, um sonho, um profeta, uma revelação, seja o que for tem que ser consistente, 100% bíblico, portanto, se contrariar algum princípio bíblico, logo, NÃO procede do Senhor.

Vejamos: II Pedro 1:18;19:"E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo; E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações".

O apóstolo Pedro esta falando sobre a experiência no monte da transfiguração, quando eles viram Jesus na Sua Gloria, eles observaram Elias e Moises aparecendo com Ele. Ouviram a voz audível de Deus dos céus. Foi isso é que apostolo Pedro de certa forma salientou: "Mesmo que nós presenciamos a transfiguração; mesmo que nós ouvimos aquelas coisas... temos uma palavra mais certa, é a Palavra escrita de Deus".

O que temos em nossas mãos é a Santa e imutável Palavra de Deus. Ela é absolutamente real, é absolutamente confiável, tudo que ouvimos, nunca pode estar em conflito em confronto com as escrituras.

Um perigo: Ainda que a bíblia É a palavra de Deus, não é toda palavra de Deus para mim hoje, algumas coisas da bíblia mesmo sendo verdade, talvez não seja palavra viva de Deus pra você hoje.

Eu explico:

Veja uma situação real: Um amigo estava desesperado para ouvir uma palavra de Deus, então ele fechou os olhos e em seguida abriu a Bíblia colocando o dedo em determinada pagina. Antes mesmo que abrisse os olhos, disse consigo mesmo: "Deus eu creio que o Senhor vai falar comigo". Então, ele abriu os olhos, e esta era a palavra, “Judas se enforcou”- (Mateus 27:5). Pensou ele: epa “eu cometi um erro”, então ele abriu uma nova palavra, colocou o dedo e olhou para o que estava escrito e encontrou: "faça o mesmo". (Final de Romanos 2;1).

Então obviamente aquela não era a palavra de Deus para ele, é verdade Judas se enforcou, mas a palavra não era para ele.

A bíblia diz que o homem vive pela palavra que provem de Deus - a Palavra que vem de Deus para nós. Assim, em algum lugar na bíblia existe uma palavra especifica, uma palavra viva para cada um de nós; uma palavra para hoje, e precisamos depender disso, por isso que precisamos ler a bíblia todos os dias.

6) - ATRAVÉS DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS!
Mateus 3:1 diz: "Naqueles dias João Batista veio pregar o Evangelho no deserto". Esta é uma das formas que Deus pode falar para nós - é através dos pastores, através dos pregadores.

Agora o perigo nisto que algum acham que é a única forma, e até mesmo pior, alguns idolatram seus pastores como se os mesmos os únicos portadores de boas novas. Creem que "ele" é o único que pode falar a palavra de Deus. Existem extremos em todas as coisas.

7) - DEUS FALA ATRAVÉS DAS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA!

Atos 7: 31: "Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor".

Deus pode falar conosco através das circunstancias, ou através de um evento sobrenatural. Moises ficou diante de uma sarça ardente, quando Moises viu que a sarça estava em fogo e não se consumia, foi examiná-la naquele evento sobrenatural, e Deus falou com ele, a mesma coisa pode acontecer conosco.

Um evento sobrenatural na minha vida, eu estava em minha casa um dia, e meu telefone tocou, atendi e havia uma pessoa chorando e pedindo socorro, pois alguém a atacava, e eu dizia o que aconteceu, e a pessoa me dizia: preciso de ajuda alguém esta me atacando, e eu disse: quem é você? Se tratava de uma pessoa jovem, ela me deu o nome, mas não a reconheci, então eu disse: mas quem é você? Como sabe meu numero de telefone? Eu te conheço? E ela disse: não, você não me conhece. Então eu perguntei-lhe: por que você me ligou, e ela respondeu eu disquei esse numero ao acaso, porque estou precisando de alguém para me ajudar.

Isso é um evento sobrenatural, então orei com ela, ela entregou a sua vida a Jesus, foi um evento sobrenatural e uma experiência inesquecível. Deus pode falar conosco através de eventos sobrenaturais.

8) - DEUS FALA UTILIZANDO-SE DE ANJOS!

Atos 5:19;20: "Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse: Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida".

Um anjo veio, quando Pedro estava na prisão, e falou com ele e abriu as portas da prisão. Tal fato continua acontecendo hoje, Deus pode falar conosco através de um anjo. São muitos os relatos de pessoas que tiveram experiências espirituais e depois se deram contas de que só podia ter sido "anjo" do Senhor que interferira em determinada circunstancia.

9) - ATÉ MESMO ATRAVÉS DE UM ANIMAL!
II Pedro 2:16:"Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta".

Deus falou através de uma mula, um burro, Ele falou com ele (Balaão) através de uma mula. Por que estou mencionando isto? Porque isso pode acontecer, isso ilustra que Deus tem muitas maneiras de se comunicar e que não podemos limitá-Lo.

Respondendo aos questionamentos:
Como saber se o sonho é de Deus?
Como eu posso saber se o profeta é de Deus?
Como posso saber se aquilo que estou lendo na bíblia se aplica para mim hoje?
Como eu posso saber se o que estou ouvindo é a voz do Espírito?

Vamos a resposta:
quando Deus tem algo para comunicar conosco Ele deseja que tenhamos certeza e estejamos confiantes.
Ele usará mais que uma maneira, num processo de tempo, talvez seja algum dias, ou algumas semanas, alguns meses, depende do que seja, mas Deus talvez vai nos dar sonhos, em outro momento talvez um profeta virá, repetindo a mesma coisa, talvez um anjo se apresente e quando estivermos lendo e meditando na bíblia e algo nos chama a atenção - fala conosco - e em toda aquelas circunstâncias diferentes a nossa confiança cresce, Deus esta falando conosco.

Trata-se de uma combinação de todas essas coisas que produz uma confiança em nossos corações. É Deus se comunicando conosco e a medida que nossa confiança cresce, então nossa fé se fortalece. Portanto, se existir alguma confusão não é Deus, porque Jesus não esta jogando um joguinho conosco, Ele esta se comunicando conosco, Ele esta comunicando coisas importantes, pois, deseja que tenhamos confiança em Seu conselho para nós. Apenas devemos abrir o coração para Deus nos falar, da forma que quando Ele quiser falar estejamos atentos para ouvi-Lo.

Na minha vida eu te digo qual é minha confiança, não é na minha habilidade de ouvir a Deus, minha confiança é na habilidade de Deus para falar comigo e me chamar para entender, se eu precisar de um anjo, Ele vai me mandar um anjo, se eu precisar de um profeta, Ele vai me mandar um profeta, se eu preciso de um sonho, Ele vai me dar um sonho, se eu precisar da voz do Espírito, Ele vai enviar a voz do Espírito, e muitas vezes, Ele vai fazer duas ou três dessas possibilidades, até que uma confirmação tão forte venha ao meu coração para que eu possa viver em fé, e ver as mãos de Deus operando em minha vida.

Que Deus abençoe você e fale ao seu coração.

Amém.

por Vilson Ferro Martins - Maio/2012.

  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida

Assine News

Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente nossa palavra.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


Artigos

Doe Agora

eBook - Livros!

   

Visitantes Online

Temos 266 visitantes e Nenhum membro online

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Recursos

banner-monte-sinal