ALGUMAS “SUPERSTIÇÕES” BIBLICAS QUE DEVEMOS EVITAR

(Crença): A sombra de Pedro curava

CORREÇÃO: Trata-se de uma conclusão humana, pois o registro bíblico não afirma que as pessoas eram curadas, veja o relato: Atos 5:15 – “De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.”

(Crença): Antes do encontro com Cristo, ele era "Saulo", depois do encontro, ele foi transformado e teve o seu nome mudado para "Paulo" .

CORREÇÃO: Existe inclusive um belo hino na Harpa Cristã nº 196, segunda estrofe que diz: Mui zeloso pela lei foi "Saulo", perseguia o povo de Deus, mas, transformado foi em um "Paulo", pois achou ele a "Rosa dos céus".

É que alguns personagens da Bíblia tiveram o seu nome mudado, por exemplo:

a) - Abrão, teve o seu nome mudado para "Abraão", Gênesis 17:1,5;
b) - Sarai, teve o seu nome mudado para "Sara", Gênesis 17:15;
c) - Jacó, teve o seu nome mudado para "Israel" Gênesis 32:27-28;

Porém, no caso em evidência, "Saulo" não teve o seu nome mudado para "Paulo".
Pois Paulo era o nome romano de Saulo de Tarso.

(Crença): É muito comum ouvirmos alguém citar este versículo: Disse Jesus: No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo, eu vencí o mundo, e "vós vencereis também".

CORREÇÃO: É claro que através da vitória de Cristo todos os seus seguidores autênticos, nascidos de Deus (I João 5:4), se tornam mais do que vencedores (Romanos 8:37). Não obstante, as palavras de Jesus em João 16:33 foram apenas: " Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" . O complemento " e vós vencereis"  é um acréscimo às palavras do Mestre, prática que ele mesmo proibiu (Apocalipse 22:18). O que realmente Jesus disse: "No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo "eu vencí", (João 16:33 - parte b). A vitória do cristão, foi conquistada por Jesus e consolidada definitivamente, quando o Senhor declarou no alto do calvário: PAI ESTÁ TUDO CONSUMADO, (João 19.30). O povo de Deus não vai ser vencedor, os eleitos de Deus são mais que vencedores. Romanos 8:37: "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou". O apóstolo Paulo, usou o verbo no presente, (somos).

(Crença): Jesus é a Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales.

CORREÇÃO: Existe inclusive alguns hinos da harpa cristã que contém esta afirmação, (nº. 58,196, 198). Esta afirmação está fundamentada equivocadamente em Cantares 2:1 "Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales". Aqui fala a donzela sulamita, ela se compara às flores simples dos campos, pois está acostumada à aristocracia de Jerusalém. Sarom é a planície litorânica imediatamente ao sul do monte Carmelo, (Nota: Bíblia pentecostal, página 984).

Conclusão: Em suma, o texto não faz referência a "ele" e sim a "sulamita", portanto, espiritualmente, uma referência explicita a igreja e não ao Senhor.

(Crença): Deus cegou o entendimento dos incrédulos.

CORREÇÃO: É Deus que cega o entendimento dos incrédulos ! A Bíblia diz: " ... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (II Coríntios 4:4). Esse "deus" é o diabo, e não o Deus verdadeiro que ilumina os que estão em trevas (João 8:12; I João 1:7).

(Crença): Não cai uma folha de uma árvore se Deus não permitir.

CORREÇÃO: A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40:12-31 vemos que Ele tem o Universo em suas mãos e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico! Portanto, você não encontrará este versículo em nenhum capitulo da Bíblia, pelo simples fato dele não existir.

(Crença): A palavra de Deus se "renova" dia após dia.

CORREÇÃO: Não está escrito, que a "Bíblia" se renova e sim as " misericórdias" do Senhor (Lamentações 3:21,22).

(Crença): O cair é do homem, mas o levantar é de Deus.

CORREÇÃO: É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lucas 15:17-24).

O texto de Tiago 4:8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: “Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele" . O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Provérbios 24:16; Efésios 5:14).

(Crença): Quem não vem pelo amor, vem pela dor.

CORREÇÃO: É verdade que muitas pessoas, depois de passar por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Daniel 4:30-37; Atos 9). Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem.

Por isso, a Palavra de Deus alerta: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura" (Provérbios 29:1).

Fonte:
http://www.uniaonet.com/espbiblia04.htm (em 24/03/2004)
Texto corrigido em maio/2009 por S.F

  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida

Assine News

Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente nossa palavra.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


Artigos

Doe Agora

eBook - Livros!

   

Visitantes Online

Temos 110 visitantes e Nenhum membro online

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Recursos

banner-monte-sinal