HISTÓRIA DO SAMBA !

A origem da palavra Samba, assim como o gênero musical Sambra, tem sido debatida. Publicamos aqui a que achamos mais precisa.

A palavra Samba, em Português, originou-se da palavra Semba, comum a muitas línguas bantu do Oeste Africano. Para os escravos trazidos ao Brasil nos séculos 17, 18 e 19, a palavra tinha uma variedade de significados, como reza, ou invocar o espírito de seus ancestrais, ou os deuses de suas religiões. Como adjetivo poderia significar lamento, tristeza, algo como o “blues” na língua americana.

No Brasil, Samba é a mulher com a função de uma ekedi nagô nos templos bantos: A dançarina sagrada, aiô, a filha do santo.

Também no Brasil, os escravos Africanos chamavam de Samba a cerimônia religiosa caracterizada pelo ritmo e coreografia do Batuque. O Jongo, uma variante do Samba, até hoje é considerada uma dança religiosa.

A primeira vez que a palavra Samba apareceu escrita como uma palavra portuguesa significando ritmo e uma dança foi em 1813 no jornal “O Carapuceiro” em um artigo escrito pelo padre Lopes Gama.

Em 1917, Ernesto dos Santos “Donga,” gravou sua composição “Pelo telefone,” e o rotulou de Samba.

Esta foi oficialmente a primeira gravação de um Samba. Desde então, os músicos descendentes de escravos começaram a ver o Samba como uma nova tenência ao Batuque de Angola, e determinaram-se a integra-lo à sociedade branca, através de organizações que chamaram de Escola de Samba.

Um pioneiro do Samba, Angenor de Oliveira, “Cartola” dizia: “Na minha infancia, tocávamos o Samba nos quintais das senhoras que chamávamos de tias, e a polícia aparecia freqüentemente para interromper, porque o Samba, naquela época, era considerado coisa de vagabundos e bandidos.”

O livro “Cartola. Os tempos idos”, escrito por Marília T. Barboza da Silva and Arthur L. de Oliveira Filho. Funarte.

  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida

Assine News

Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente nossa palavra.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


Artigos

Doe Agora

eBook - Livros!

   

Visitantes Online

Temos 135 visitantes e Nenhum membro online

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Recursos

banner-monte-sinal