R A A B E

"Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias"- Hebreus 11:31.

É possível que você esteja procurando em algum aspecto de sua vida, mudar algo. A sua atitude em relação a Deus e em relação às coisas, pode fazer isso acontecer.

Conforme lemos em Hebreus 11:31, Raabe era uma meretriz em Jericó, porém, ela abrigou dois espias que estavam sondando a cidade, conforme instruções recebidas de Josué, que agora estava à frente do povo de Israel, logo após a morte de Moisés.

Certamente ela ouvira falar de um povo forte e destemido que marchava contra Jericó, e estava aterrorizada ante a aproximação dos mesmos. Isso a fez propor um acordo, pedindo proteção para ela e para seus familiares. Ela podia ser considerada uma meretriz, todavia, se importava com os seus.

Ela era uma mulher moralmente depravada, que jamais pensaríamos ser capaz de obter tão expressiva vitória mediante a fé. Isso mesmo ! FÉ !

Isso é para aquelas que dizem não ter fé, observar e observar, até atentar para o simples ato que aquela mulher praticou, e que teve uma repercussão medonha. Ela se tornou um exemplo clássico do que pode fazer a fé, mostrando, de certa forma, que não há pessoa que esteja fora do alcance do milagre que é operado pela fé.

Ela não pereceu com os "desobedientes" diz a Palavra. Ora, se o texto diz "desobedientes", é porque havia algo a obedecer e assim não sofrer o dano da destruição. Esses tais desobedientes, são os incrédulos, ou seja, os que recusaram a crer no Deus de Israel. Todavia, com Raabe, foi diferente ! Ela creu que mesmo naquela iminente guerra que estava por se abater sobre sua cidade, ela podia conquistar algo.

E você ? Crê que pode conquistar algo, a despeito de situações tempestuosas que possam estar por abater-se ou abatendo sobre sua vida ?

Raabe acolheu os espias. Ela poderia te-los entregue, todavia os acolheu com paz; ou seja, de forma amigável, expondo não somente ela, mas toda a família que ela tanto queria proteger. Que fato interessante, não ? Para proteger, ela se expôs ! Mesmo com insegurança, pois certamente milhões de pensamentos passavam-lhe pela cabeça, mas ela vislumbrou a fé no Deus de Israel, e isso lhe foi imputado por justiça.

Ela é lembrada como uma mulher de fé. Incrível, pois não freqüentou Escola Dominical, tampouco conhecia a Bíblia, não ia às reuniões nos lares, nem nas células...Contudo, faz parte da galeria dos heróis da fé. Quem diria, não ?

Creio que Raabe dá uma lição de fé para com todos os cristãos e principalmente aos que se queixam de não terem fé.

Seria o caso de você não ter nenhuma pretensão de fazer algo como "esconder espias"; mas certamente há algo que possa fazer, que contará como um ato de fé que será honrada(o) por Deus.

Raabe agiu de acordo com sua crença no “POUCO” que ouvira falar sobre o Deus de Israel. Ao invés de denunciar os espias como inimigos de seu povo, ela os acolheu em paz, devido a sua "inexpressiva" e "pequena" fé.

Quem sabe você se considera uma daquelas pessoas que não possui fé, e por conseguinte, não tem alcançado nenhuma vitória. A única fonte a ser alimentada é a da frustração, pois observa os anos passarem e nada acontecer, nada de mudança, nada de uma história nova.

Não convém pensar e agir assim. Deus não olhou para ela, que nem de Israel era ? Que fundamento Raabe teve para sustentar sua fé ?

Praticamente nenhum, a não ser "ouvir falar daquele povo". Mesmo assim, ela foi parar na galeria dos heróis da fé. Ela mudou sua história e a história da sua família, com um "pequeno" - "grande" ato.

Ela foi tão ousada dentro da sua simplicidade, que em Mateus 1:5, vemos o relato da genealogia de Jesus; e agora façam uma idéia de quem figura nela ?

Exatamente: Raabe !

Ela foi nada mais, nada menos do que a mãe de Boaz, que se casou com Rute, que gerou a Obede, que foi pai de Davi...e por fim Jesus, que é da raiz de Davi.

Raabe, sem dúvida foi uma mulher nota 10.

  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida

Assine News

Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente nossa palavra.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


Artigos

Doe Agora

eBook - Livros!

   

Visitantes Online

Temos 124 visitantes e Nenhum membro online

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Recursos

banner-monte-sinal