[Veja também nosso artigo sobre Marcas e Sinais]

A palavra tatuagem origina-se do inglês tattoo, que por sua vez é oriunda da polinésia tatau, uma onomatopéia que significa bater, isto é significativo quando se sabe que os nativos usavam um instrumento de osso para tatuar, no qual batiam com um pedaço de madeira.

No Taiti, segundo tradição local, a prática da tatuagem seria de origem divina. Durante o Po’ (período obscuro) ela teria sido inventada pelos dois filhos do deus Távora Mata Mata Arahu (aquele que imprime com carvão de madeira) e Tu Ra’i Po’ (aquele que reside no céu obscuro) que faziam parte do grupo de artesões.

Esses irmãos inventaram a tatuagem e ornamentaram-se com um motivo denominado “Tao Maro” com o intuito de seduzir e tirar a virgindade de uma linda mulher, que era mantida prisioneira e vigiada por sua mãe; Hina Ere Ere Manua, movida pelo desejo de se deixar tatuar, consegue enganar a vigilância da mãe e é finalmente “tatuada”. Estes ilustres antepassados são sempre invocados antes de se Iniciar uma tatuagem, a fim de que a tatuagem seja perfeita, que as feridas cicatrizem rapidamente e que os desenhos se revelem agradáveis à vista. Tatuar é a arte de introduzir corantes, utilizando-se diferentes métodos, sob a camada inferior da pele, a derme, produzindo ali marcas permanentes.

Ronald Scutt Cristopher Gotch, no livro Skin Deep, The Mystery of Tattooiug. apontam diversos motivos pelos quais os indivíduos se tatuam, e esses motivos vão desde aspectos práticos como a necessidade de camuflar o corpo para a caça ou para a guerra, até aspectos religiosos como para garantir uru lugar entre os eleitos ou simplesmente para marcar passagens de suas vidas como a puberdade. Entre alguns povos, a tatuagem é usada, como um rito de fertilidade, para afastar doenças ou evitar inveja.

Entre cenas comunidades, como os Yakuzas (máfia japonesa) a tatuagem é um símbolo de status e de posição social A tatuagem pode ser usada também para registrar um feito importante, infundir temor, aumentar os atrativos do corpo ou expressar sentimentos como patriotismo, amor, amizade e até mesmo para indicar uma profissão. Já entre os povos antigos, a tatuagem era uma prática comum, tanto que Charles Darwin, ao escrever seu livro A Descendência do Homem, em 1871, afirmou que a prática da tatuagem entre os aborígines era encontrada desde a Nova Zelândia até o pólo norte.

TATUAGENS
As origens  da tatuagem
Documentos históricos indicam que a tatuagem já era praticada no Egito antigo, entre 4000 e 2000 a.C. e no Japão e China há pelo menos 7 mil anos.

Considerando que essas civilizações foram pólos de descobrimento e comércio, não é difícil entender por que tatuagens foram encontradas, mais tarde, em torno de 1100 d. C. por toda a Ásia, Polinésia e Nova Zelândia. Existem também registros de que os celtas, os pictos, os vikings, os dinamarqueses os normandos e os saxões também se tatuavam. Nas Américas, um tatuador estabeleceu-se em Boston, em 1846, muito embora os nativos do continente praticassem uma forma de tatuagem muito antes disso.

No antigo Egito, há múmias que apresentam tatuagens de conteúdo mágico ou médico. Em algumas delas, como na múmia de uma sacerdotisa de 2000 a.C há linhas horizontais e paralelas à altura do estômago, possivelmente para proteção contra gravidez ou doenças. Múmias com os mesmos tipos de sinais foram encontradas no vale do rio Nilo. Segundo especialistas, as tatuagens em múmias do sexo feminino tinham um efeito cosmético, para realçar seus encantos.

O texto foi retirado da revista,
Art Book Tattoo nº 1

 

QUESTIONAMENTOS:

O que há de ERRADO nisso?

A Bíblia nos orienta resolvermos tais questões com outra pergunta:

O que há de CERTO nisto?
Efésios 5:10 nos admoesta a "aprovar o que é agradável AO SENHOR".
Assim, devemos perguntar:
- O que é apropriado ou não?
- É certo, é correto? vai agradar ao Senhor ou a mim?
- Há algo de bom nisto?
- Isto está promovendo valores cristãos?
- Isto edifica ou enfraquece e derruba?
- Isto glorifica a Deus e é saudável?
Perguntas assim que devemos fazer para chegarmos a um consenso se estamos ou não vivendo como cristãos verdadeiros e autênticos.

Entretanto, se a resposta for:
- Mas eu gosto disto e sei que há coisas erradas com ela, mas, não posso mudar meus gostos e mesmo assim sinto que sirvo ao Senhor!
A chave para tratar deste e de outros assuntos de natureza questionável se encontra na Santa Palavra de Deus em Colossenses 3:1-2 que diz: "PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra".

Na vida do cristãos GOSTOS e PREFERÊNCIAS devem estar de acordo com a Palavra de Deus!
Isto é possível?
Sim!
Vamos sendo renovados dia após dia pela Palavra de Deus. Efésios 4:22-23 diz: "Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente".


por Vilson Ferro Martins

  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida

Assine News

Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente nossa palavra.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


Artigos

Doe Agora

eBook - Livros!

   

Visitantes Online

Temos 235 visitantes e Nenhum membro online

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Recursos

banner-monte-sinal