MOVIMENTO EMO

"Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus ? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus."- Tiago 4:4.
por Vilson Ferro Martins - www.vozdotrono.com.br

Atenção senhores pais, mães, pastores, professores, líderes!
Não se choquem com o que será lido a seguir, todavia, cremos ser necessário exatamente para salientar (na linguagem dos próprios adeptos) o que vem a ser esse movimento e qual a sua implicação em quem se aventura a viver segundo essa prática. Não temos por objetivo fazer apologia ao movimento, pelo contrário, evidenciar que a Palavra de Deus adverte contra os laços satânicos que se estendem sobre as pessoas de maneira sutil, subliminar e dissimulada.
Deus tenha misericórdia de nós, nossos filhos, netos... pois, esse movimento sim faz apologia escancarada ao homossexualismo e lesbianismo.

A seguir o conceito dado pelos adeptos, colhido de sites que propagam o movimento e finalmente uma concisa explanação bíblica:

O QUE ELES DIZEM:

Emo, do francês emo-fif, significa biba emotiva. Há também fontes que afirmam que vem do latim “emossae”, ou seja, “sem genitália”. Emos são exatamente o cruzamento de homossexualismo com música punk, em perfeita harmonia. Emos existem desde os primórdios da civilização, com as primeiras marcas em cavernas terem sido encontrados milhões de anos. A única diferença é que agora, ser emo está na moda.

O movimento emo surgiu em Washington, D.C., nos Estados Unidos, no meio da década de 80. Surgido dentro do hardcore, ele foi uma resposta aos grupos mais extremos do estilo, que eram violentos e tinham um grande viés político. A maior influência citada pelos emos pioneiros é o álbum Zen Arcade, do Hüsker Dü, uma banda que de EMO não tem nada.

Substrato cultural basilar da Cultura EMO

A exposição de sentimentos sempre fora uma constante na produção literária de qualquer povo. Os gregos, cuja cultura é o sedimento de tudo que se fez no Ocidente desde então, sistematizaram composições centradas no eu, acoplando às suas criações o uso de instrumentos musicais (em especial, a lira - daí advém lírica). A poesia lírica, como a produção épica (primeira forma de poesia do mundo, que buscava unir tribos num ideal de nação), agregou todos os autores que faziam obras centradas nas agruras do eu (sofrimentos, desenganos, enlaces amorosos impossíveis, etc). Com o tempo, surgiram formas fixas de poemas líricos, como as odes, os sonetos, os madrigais.

Séculos adiante, o uso de formas métricas dadas à música e à literatura se consagrou para explicitar os sentimentos. No final do século XVIII, o movimento romântico toma corpo na Alemanha, com o lançamento do romance Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe. Os percalços do personagem principal desencadeiam uma onda de suicídios pela Europa. Jovens tomavam o trágico destino de Werther como saída para malogros sentimentais. A música, no século XIX, rende-se aos arroubos de vocais líricos (agudos), explorando as tonalidades mais altas nos instrumentos disponíveis da época, como piano, violoncelo, violinos, etc.

Concomitante ao surgimento do Romantismo, o medo e a ojeriza ao avanço tecnológico ímpar desencadeado pela irrupção da Revolução Industrial promovem o recrudescimento de algumas obras rumo a um passado mágico e distante. A Europa assiste ao advento da literatura gótica, cujos cenários se calcam em castelos medievais, assombrados por fantasmas, maldições familiares, amores impossíveis de enlace. Personagens de tais livros costumam vestir-se com cores escuras, maquiagem pesada e vozes guturais. Em 1764, o romancista inglês lança O Castelo de Otranto, tendência que fez admiradores séculos afora, desde Bram Stoker até Stephen King.

Surgimento do movimento EMO

O movimento EMO surgiu na década de 1980, tributário da cultura punk. O movimento punk, que principiava em meados de 1975, buscava subverter os valores culturais. O ideal punk, baseado em moda, música e comportamento, rivalizava com os ditames pré-estabelecidos pela sociedade, preconizando o anarquismo não só em termos políticos, mas também na religião (sem um Deus definido), na música (qualquer um pode montar sua banda) e no vestuário (monte seu estilo).

Em meados de 1980, algumas bandas punk de Washington passaram a compor músicas mais voltadas aos sentimentos, em vez de continuar com as críticas contundentes à sociedade em geral. Grupos como Indian Summer, Moss Icon, Policy of Three mesclaram ao uso intensivo de guitarras uma voz mais aguda e alguns cenários góticos. Os adeptos de punk rock taxaram negativamente os vocais de tais bandas, chamando-os de weakling (fraco, débil), devido aos gritos agudos e menor ritmo de bateria (uma música mais baseada em agudos de voz e de guitarra).

O apodo (apelido, alcunha) EMO é controverso em sua origem. Ainda que hoje tenha adquirido uma conotação pejorativa (muitos EMOs não aceitam ser chamados como tal), nos anos 80 fala-se fortemente em estilo EMOCORE, em alusão ao HARDCORE.

No Brasil

No Brasil, os EMOs multiplicaram-se após a virada do século. Aqui, a influência EMO dos EUA é mais forte (uso de artefatos de origem gótica), mas já se faz presente uma vertente EMO japonesa, com vestuário colorido.

Do que eles gostam?


O emo dá preferência a roupas pretas, podendo utilizar peças de tom claro, porém em sua maioria são tons escuros. Maquiam os olhos com lápis preto, usam franjas caídas no rosto. Curtem um estilo musical que engloba o som pesado do punk rock com letras que falam do sentimento, emoções, etc.

O QUE A BÍBLIA DIZ:

É perfeitamente humano que cultivemos amizades, porém, Deus através de Sua palavra nos adverte: CUIDADO com a amizade do mundo. Cuidado! Esteja alerta! Atente para que tipo de amizade você tem cultivado (ou seus filhos). "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" (Tiago 4:4-5).
Também diz:

"Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão" - (Mateus 6:23). Como pode alguém que está em trevas poder levar luz a outrem ? Que tipo de alicerce está sendo preparado para se construir algo em cima?

O Senhor afirma, você pode escolher a Minha amizade (amizade com o Senhor) ou a do mundo. Se escolher a amizade do mundo, já pode se considerar inimigo de Deus, pois Ele não se compraz nas coisas do mundo. Veja bem, não é a questão de não ter amizades, mas ter amizades amalgamada com práticas mundanas.

O apóstolo Paulo nos alerta sobre tais amizades com o mundo, quando diz que são elas evidenciam ou proporcionam: bebedeiras, glutonarias, orgias, sexo ilícito, ciúmes, brigas, discórdias, arrogância, ciúmes, mentiras, hipocrisia e coisas semelhantes a estas, nas quais declara que NÃO herdarão o reino dos céus os que tais coisas praticam.

"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus". (Gálatas 5:16,19-21).

O amor do Pai é derramado em nossos corações e não no mundo ou nas coisas que há no mundo, pois o mundo jaz no maligno.

Você deseja ser bem sucedido(a) e ver dias felizes? Você deseja realmente possuir uma vida cheia de emoções?

Refreie sua língua de praticar o mal e aparte-se desta amizade enganosa na qual Deus não se compraz e pior, está te colocando em rota de colisão com o reino das trevas.

Quando uma pessoa rejeita a Deus, não são simples amizades mundanas, mesmo que embalada de muita agitação, que irá transformar uma vida de fato e de verdade. Lembremos que a tarefa de "bater" (na porta do coração) pertence ao Senhor e de ninguém mais, portanto, o que passa disso é engano que traz trágicas conseqüências: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo"-  Apocalipse 3:20.
"Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia" - João 12:48.
O SENHOR JESUS DEVE SER NOSSO (SEU - NOSSO) MELHOR AMIGO ou MELHOR AMIGA...

Autor: Vilson Ferro Martins – 24/06/2010
Sites pesquisados:
http://culturaemo.pbworks.com
http://vidaemo.com.br

 

QUESTIONAMENTOS:

O que há de ERRADO nisso?

A Bíblia nos orienta resolvermos tais questões com outra pergunta:

O que há de CERTO nisto?
Efésios 5:10 nos admoesta a "aprovar o que é agradável AO SENHOR".
Assim, devemos perguntar:
- O que é apropriado ou não?
- É certo, é correto? vai agradar ao Senhor ou a mim?
- Há algo de bom nisto?
- Isto está promovendo valores cristãos?
- Isto edifica ou enfraquece e derruba?
- Isto glorifica a Deus e é saudável?
Perguntas assim que devemos fazer para chegarmos a um consenso se estamos ou não vivendo como cristãos verdadeiros e autênticos.

Entretanto, se a resposta for:
- Mas eu gosto disto e sei que há coisas erradas com ela, mas, não posso mudar meus gostos e mesmo assim sinto que sirvo ao Senhor!
A chave para tratar deste e de outros assuntos de natureza questionável se encontra na Santa Palavra de Deus em Colossenses 3:1-2 que diz: "PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra".

Na vida do cristãos GOSTOS e PREFERÊNCIAS devem estar de acordo com a Palavra de Deus!
Isto é possível?
Sim!
Vamos sendo renovados dia após dia pela Palavra de Deus. Efésios 4:22-23 diz: "Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente".

por Vilson Ferro Martins

Assine News

Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente nossa palavra.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida

Artigos

Doe Agora

eBook - Livros!

   

Visitantes Online

Temos 300 visitantes e Nenhum membro online

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Recursos

banner-monte-sinal