ESTUDO DOS NOMES DE DEUS

Uma das maneiras de conhecermos melhor a Deus é conhecer alguns dos nomes através dos quais Ele se revelou para que melhor O conhecêssemos.

John Davis disse: "Conhecer o nome de Deus é testemunhar as manifestações dos seus atributos e apreender o significado que o nome expressa."

O nome de Deus em nossos lábios deve ser estar o cheio de conhecimento que nos deliciamos ao pronunciá-lo - Cantares 1:3. Quando estamos apaixonados gostamos de pronunciar o nome da pessoa amada. Ao aprendemos todas as revelações dos Nomes de Deus e pronunciá-los com conhecimento, a presença de Deus invadirá o nosso ser e poderemos até mesmo sentir o Seu perfume.

A primeira frase que uma criança judia aprende é o Shemá Israel que se encontra em Deuteronômio 6:3. Elas aprendem dizer "Shemá Israel, Hashem Elohenú, hashem Ehad" (Escuta ó Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é um) . A primeira frase das crianças será pronunciar o Nome de Deus e esta também é a última frase dita por um judeu antes de morrer.

Davi sabia que o nome de Deus pode ser uma valiosa arma em tempo de guerra, não só o Nome de Jesus é uma arma, mas todos os nomes por Ele revelados nos dão alento força e refrigério em momentos de dificuldade. Como está escrito "Torre forte é o nome do Senhor" - Provérbios 18:10.

Em muitos momentos de desespero bastava dobrar os joelhos e dizer "Sei que a despeito de tudo o que meus olhos estão vendo tu és Jeová Shamá (Deus presente) e Tu estás presente comigo no meio desta tempestade, me levando para a bonança" e no mesmo momento a paz invadira o meu coração e o sentimento de abandono e solidão se afastava de mim.

Conhecer os nomes de Deus e entender com o espírito e não com a alma é um grande recurso negligenciado pela Igreja. Deus se agrada quando nos inclinamos para conhecê-Lo. "Porque a Mim se apegou com amor Eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo porque conhece ao meu nome"  - Salmo 91:14..

É muito importante conhecermos os Nomes de Deus, pois o Senhor ensinou aos Hebreus que os nomes carregam significado, portanto revelação e portanto a cada nome revelado de Deus um pouco mais conhecemos sobre Ele

Na Amplified Bible - Bíblia Amplificada  - temos este mesmo versículo da seguinte forma : "Eu o colocarei num alto lugar porque conhece e entende o Meu Nome (tem um conhecimento pessoal da Minha Misericórdia, do Meu amor e bondade - confia e descansa em Mim, sabendo que nunca o abandonarei).

Só esta tradução já fala por si mesma. A coragem de Davi contra Golias foi o conhecer e entender tudo o que o Nome de Deus expressa - 1 Samuel 17:45. Na oração sacerdotal de Jesus Ele fala sobre a importância de conhecermos o Nome do Pai e nós depois de aprendermos devemos ensinar aos que estão chegando à família de Deus

Deus se agrada quando confessamos o Seu nome na hora do perigo. Confessarmos que confiamos em Jeová Nissi (a nossa bandeira). Aquele que vem em nossa defesa chega diante do trono de Deus como sacrifício de louvor agradável e suave. (Hebreus 13:15).

Quando falamos os Nomes de Deus com entendimento Ele cavalga em nossa defesa porque Ele cavalga pela causa da verdade e da justiça - Salmos 45:4 e o Seu Nome é verdade e justiça e desta forma poderemos falar como o salmista "o Teu Nome eu o farei celebrado de geração a geração”- Salmos 45:17.

Já vimos que o Nome de Deus é torre forte , Torre é um lugar alto, lugar onde ficam os atalaias,

lugar de vigilância. Aprendemos a conhecer a Deus desta forma quando ficamos nos palácios que é o lugar onde Deus se faz conhecer. Palácio é um lugar onde só aqueles que possuem intimidade com o Rei podem entrar, é um lugar protegido com muros e guardas - Salmos 48:3,10.  Este lugar é o trono de Deus e o nosso coração é quando o Espírito de Deus se comunica com o nosso espírito.

Quando somos levados pelo Espírito de Deus ao palácio (lugar mais intimo de comunhão) nosso espírito se alimenta, nos banqueteamos e nos sentimos protegidos - Cantares 2:4 -5 . Este é o lugar onde o Senhor nos escuta, cuida de nós e nos alimenta com o seu fruto. Oséias 14:8.

Sabemos que para usarmos o nome de uma pessoa, fazendo algo em seu nome é necessário mais do que intimidade, é necessário pertencer à mesma família ou ter uma procuração e esta procuração recebemos da forma como o Senhor no-la concedeu em Marcos 16:16-18

Em Seu nome, nome que está acima de todos os nomes - Filipenses 2:9, Atos 3:6, podemos levar vida, cura, libertação. Sem falar que o Seu nome é valiosa arma de guerra, se esse for pronunciado pelos lábios daqueles que têm plena consciência da Aliança de sangue e levam uma vida de dependência, unidade e comunhão. O nome de Jesus ou a palavra nos lábios de pessoas fora da condição acima citada pode trazer morte ou vergonha 1 Samuel 4:11, Atos 19:14.

Podemos dizer juntamente com o salmista "Tremendo é o Seu Nome" - Salmo 111:9.

Como diz o Salmo 75:1 "Suas maravilhosas obras declaram que Seu Nome está perto e os que invocam o Seu nome relatam Suas Maravilhas."

Vamos agora ver como conhecer com o espírito o que significa alguns Nomes de Deus pode nos ajudar na nossa vida de oração.

MaGênesis
- Senhor nosso escudo - (Salmo 3:3). Na hora dos ataques quando sentimos nossos inimigos disparando dardos e flechas nada mais confortador do que declarar: "tuas armas não prevalecem contra Mim, pois Aquele que é meu escudo vai adiante de Mim, Ele me envolve por completo, fico como que dentro de uma cápsula".

O escudo dos soldados romanos os envolvia do alto da cabeça à planta dos pés, mas o escudo do Senhor nos envolve por completo (Salmo 5:12) é como um campo de força que nos cerca. Se você confia no Senhor MaGênesis (Provérbios 30:5) o seu manto o envolverá. Confesse agora "Senhor MaGênesis, Tu és meu Escudo e galardão" - Gênesis 15:1.

Palar - Senhor Libertador - (Salmo 18:2). Quando nos sentirmos encurralados como o povo de Israel entre o mar e os egípcios, quando nos colocarem em covas como a de Daniel ou em prisões como Paulo e Silas devemos declarar com todas as nossas forças que Jeová Palar se levantará para nos libertar, agindo Deus quem impedirá? Estando a sua destra estendida quem a poderá deter? Isaías  43:13, Isaías 14:27.

Quais são as suas cadeias ?

Deus não é Palar só em relação a situações, mas Ele é Senhor Palar em relação as suas cadeias internas. Você pode estar preso por amargura, timidez, ira, etc. "Sacode-te do pó, levanta-te e toma assento, ó Jerusalém; solta tuas cadeias de teu pescoço ó cativa de Israel “ - Isaías 52:2.

O Senhor Palar quer hoje quebrar as suas cadeias para que você reine, saindo do pó da prisão para nos assentarmos juntamente com Cristo acima de todo poder, principado e potestade.

Talvez você já tenha a vida de Cristo no seu espírito, mas não consiga andar, crescer espiritualmente. Lázaro ressuscitou dos mortos(João 11), mas se as suas ataduras não fossem retiradas com foi ordenado por Jesus, ele não poderia andar, enxergar ou falar. Peça para o Senhor Palar tirar suas algemas e ataduras!

Existe um processo de libertação, em Deuteronômio 21:11-13 encontramos este processo. Nesta passagem mostra o que fazer para que uma mulher prisioneira de guerra fosse introduzida à tribo de Israel. O mesmo processo podemos aplicar à todos os que chegam ao corpo de Cristo.

A primeira coisa a ser feita era rapar a cabeça e cortar as unhas. Quando alguém chega à Casa de Deus precisa retirar sua antiga cobertura, o cabelo significa cobertura. Quem era a antiga cobertura destas mulheres ? As trevas, os demônios, este é um trabalho de quebra de vínculos com as trevas. Cortar as unhas significa retirar toda sujeira acumulada no decorrer dos anos, pedir que o sangue do cordeiro lave todos os pecados. Cortar as unhas ainda significa cortar hábitos pecaminosos tanto em atitudes como em pensamentos, em outras palavras santificação de corpo, alma e espírito.

Depois da cabeça rapada e das unhas cortadas, o vestido do seu cativeiro deveria ser rasgado e ela deveria ficar na casa da sua mãe e chorar a seu pai e sua mãe durante 30 dias.

Rasgar o vestido do cativeiro é trocar conscientemente de posição. Não podemos ser príncipes e princesas na Casa do Rei com vestes de cativeiro. José antes de se apresentar diante de Faraó trocou de vestes, o mesmo aconteceu com Ester. Somos filhos do Rei e não mais precisamos usar vestes de cativeiro, quando o Rei Joaquim retirou as vestes do cárcere "passou a comer pão na presença do Rei todos os dias” -Jeremias 52:33.

Chorar a seu pai e sua mãe significa renunciar heranças hereditárias, chorar e pedir perdão pelas nossas gerações passadas.

Você já passou por todo este processo de libertação? Talvez você seja um príncipe com vestes de cárcere ou com sujeiras antigas. Peça ao Senhor Palar para te livrar e libertar.

Elohim -  é Deus vivo, Deus Criador - (Gênesis 2:4 - Deuteronômio 5:36), Ele não é uma está- tua (Salmo 115). Elohim é plural de El que significa força , poder(Gênesis 1:1). Deus tem controle sobre todas as coisas e se Ele reina e tem domínio sobre todos os reinos e homens - Daniel 4:26,35, não há razão para o desespero. Basta uma palavra Sua e todas as coisas são revertidas para o nosso bem, pois o Senhor favorece os Seus filhos - Malaquias 3:18.

Como já dissemos Elohim indica plural, o mostra a tri unidade de Deus trabalhando à nosso favor :

Deus Espírito Santo trabalhando como o doce Conselheiro, Mestre nos ensinando, adestrando, orientando. Deus Filho intercedendo dia e noite por nós, nos ensinando com o chegar mais perto do Pai, nos protegendo e acompanhando. Deus Pai trabalhando em nosso favor com amor e proteção paternal diariamente.

Não perca a revelação de Elohim, Ele tem muito a te ensinar!

Yasha - Senhor Salvador - (Isaías 43:3). Ele nos salva não importando quão desesperadora seja a situação, a vitória é segura. Foi esta a certeza e o conforto de HANANIAS (Sadraque) , MISAEL (Mesaque) e AZARIAS (Abede-Nego) - Daniel 3:11,27,28,29 e de Daniel da cova - Daniel 6:27,28. Eles não temeram o fogo e nem os leões porque Yasha nunca deixe de intervir em favor dos seus amados

Às vezes a salvação chega na última hora para que aprendamos a confiar e para que o Seu nome seja exaltado sobre todos os nomes.

Deus está treinando um exército nesta geração que tem muita intimidade com o impossível. Soldados que dirão diante do fogo, da espada, do temporal, dos ventos..." A salvação se cumprirá no tempo determinado, se tardar a esperarei, porque certamente virá não tardará. “

(Isaías 46:13 e Habacuque 2:3)

  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida

Assine News

Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente nossa palavra.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


Artigos

Doe Agora

eBook - Livros!

   

Visitantes Online

Temos 174 visitantes e Nenhum membro online

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Recursos

banner-monte-sinal